
Reincidëncia
2018
nanquim sobre papel, 27 x 27cm cada



O trabalho parte de uma das últimas cenas da coreografia A Morte do Cisne, em que o animal está morrendo. Por meio de um desenho feito a nanquim sobre papel, marco um intervalo de dez minutos, ao final do qual refaço o desenho reduzindo o tempo em 10 segundos. Esse processo se repete sucessivamente até que o tempo se extinga por completo.
Nos desenhos realizados na primeira metade do processo, a execução se mostra mais fácil, permitindo que eu finalize antes do tempo estipulado. No entanto, à medida que o tempo diminui, a dinâmica se altera: os traços tornam-se mais tensos e, por fim, mais estilizados, até que o desenho desapareça completamente. Ao todo, o trabalho resulta em 60 imagens.
A proposta aborda a repetição que as mulheres vêm exercendo ao longo dos anos, como no bailado em questão, e reflete sobre a luta contra o relógio, um imperativo do mundo capitalista. Além disso, explora as ações invisíveis e subterrâneas realizadas, sobretudo, no trabalho doméstico e nos cuidados com a família.
10'

0'10"