Lavoro

Lavoro é uma escultura em bronze com a forma de sabão em pedra, próprio para serviços domésticos, como lavar roupas ou louça.
O objeto foi feito inicialmente para uma ocupação na Casa da Memória Italiana, local, que como o próprio nome diz, serve para resguardar a memória da imigração italiana no Brasil, através da casa e de seus objetos. A escultura foi pensada para fazer lembrar que para uma casa deste tipo existir, de propriedade da elite açucareira da região, muitos empregados domésticos trabalharam incessantemente. Quando se fala de memória, está se querendo resguardar a dos proprietários e não a dos trabalhadores. A escolha do material, o bronze, serve para imprimir um tom de nobreza ao trabalho doméstico, em forma de homenagem, mas ao mesmo tempo destacar o quanto é interminável, sendo feito dia após dia, sem fim.

Gravada sobre a peça está a palavra Lavoro, que em italiano significa trabalho, mas que tem ligação com a palavra lavar, bem como uma ligação sonora com lavoura, para onde muitos italianos vieram trabalhar.